terça-feira, 12 de julho de 2011

VIAGEM A ITÁLIA - A ACADEMIA SAUDAÇÃO (UNIVERSIDADE SENIOR) EM PASSEIO POR ITÁLIA * FLORENÇA-SIENA-ROMA

ACADEMIA CULTURAL SAUDAÇÃO EM ITÁLIA
VÍDEO
Em Novembro e Dezembro já estávamos a objectivar  a viagem, a escolher  os pontos “fulcrais”  a serem vistos  com base num programa cultural relacionado com a História da Arte.   Siena  seria um ponto de  passagem obrigatória;  Florença uma  resposta para os amantes do Renascimento,  Roma  um palco  para os  admiradores do  Barroco.  Bernini, Borromini, Miguel Ângelo, Rafael  e Caravagio,   começavam a ser as minhas palavras   diárias.

E partimos a 2 de Maio.  Éramos  25 pessoas, incluindo uma guia responsável  da Agência de Viagens "OASIS" em Portugal, que sempre nos acompanhou.  

Florença recebeu-nos com uma  forte chuvada  inicial  e um céu cinzento  mas que  se  dissipou logo que chegamos  à  “piazza”   Miguel Angelo,  um local  e um miradouro excelente,  deixando-nos  ver  a fabulosa cidade renascentista fora das suas muralhas,  e o fabuloso desenho que constitui o seu urbanismo.

Sobre  o Rio Arno  a famosa  Ponte Vecchio   e as suas  arcadas  em cor da terra  amarelada  deixava antever  o bulício  da cidade  e, recortando o céu,  a fabulosa  e inigualável  cúpula  da Catedral de Santa Maria del Fiore, um dos muitos  “ex-libris” desta  cidade, obra do primeiro grande arquitecto renascentista Brunelleschi .

Subimos a larga escada  que nos    
conduziu a “San Miniato al Monte”,    um  explêndido cartão de visita  para quem inicia  esta  viagem pois que nos deixa rendidos perante o seu exterior  e  interior,   de grande espiritualidade  e beleza, conciliando pacificamente  a arte românica, bizantina e renascentista entre outras.

O dia seguinte foi passado  apressadamente entre  pequenas incursões pelas apertadas  ruelas  medievais,  ouvindo disciplinadamente o que a Guia  em Florença,  uma perfeita profissional em História da Arte, nos tinha para ofertar. Acompanhava-nos também o Hélio  responsável pela correspondente Agencia de Viagens em Itália e que nos acompanhou em toda a viagem. Foi assim que conhecemos a Igreja de Santa Maria Novella, o palácio renascentista dos Medici Riccardi  mandado construir por  Cosme – Velho, o patriarca da fortuna dos  Médici, visitamos o Battistero  e fotografamos as muitos conhecidas Portas do Paraíso, entrámos na Catedral, na Basílica de S.Lourenço e na Casa de Dante, com uma pequena paragem para  um almoço  rápido,  pois o tempo  escoava-se e a cidade  tinha muito para ver. Atravessando a Av. Da Republica logo se chega à Piazza della Signoria, centro  político e civil desde o séc. XIII  e verdadeiro   museu a céu aberto com esculturas  Renascentistas.  Mais uns minutos a andar e chegamos à magnifica Igreja Santa Croce, onde homens  como  Galileo, Maquievel,  Rossini, Miguel Angelo e muitos outros aí se encontram sepultados. Espectacular o túmulo de Miguel Ângelo  onde 3 mulheres o vão chorar eternamente:
Túmulo de Miguel Ângelo
a Arquitectura,  a Pintura e a Escultura.

O trabalho cultural da guia terminou na Ponte  Vecchio, onde cada um de nós, deu livre curso  às suas  preferências  individuais.  Do projecto  que tínhamos  traçado, restava-nos a Galleria degli Uffizi  que visitamos na manhã seguinte, antes de partirmos. Os olhos ficaram no vastíssimo acervo deste monumental museu, onde obras de Cimabue,  Duccio Piero della Francesca, Fillipo Lippi, Hugo van der Goes, Albrecht Dürer, Michelangelo, Rafael,Ticiano,  Parmigianino, Caravaggio, Botticelli, Leonardo da Vinci e muitos  mais, aí se encontram.  Choviscava quando deixamos Florença e, prazenteiros, saudámos os três dias de sol  ali passados.
Rumamos  em direcção a Siena, e olhos nossos, espantados por tanta beleza, depararam-se com a magnifica Catedral iniciada no séc. XIII, representativo exemplo da arquitectura gótica italiana, com o interior todo em mármore preto e branco  que são as cores do brasão de Siena.  O velho centro histórico de Siena é de prender a respiração, qual sensação sentida mal descemos a escadas que nos conduziram à  Piazza del Campo, com o famoso Campanile (campanário), onde se realiza a emotiva corrida de cavalos “, ou   Palio di Siena.

Com uma maior demora em Siena, chegamos a Roma  um pouco mais tarde do que o previsto.
No dia seguintete  recuperamos bem. Acompanhados por uma guia especializada em História, introduzimo-
-nos pelas ruas da velha Roma começando pela Fontana de Trevi, onde muitos de nós  tiramos a habitual foto, cumprindo a tradição de atirar uma moedinha para as águas da fonte “para garantir o nosso regresso a Roma”. Daí, um pulinho ao Pantheon construído na época greco-romana e actualmente em perfeito estado de conservação, com a sua alta cúpula dado ao edifício uma atmosfera etérea. Aí repousa o túmulo de Rafael.  Seguindo por ruas estreitas e sinuosas,  passamos por várias igrejas, todas elas monumentais em termos de arquitectura/escultura Barroca. Santa Maria Minerva  é excepção por ser a  única  igreja romana gótico florentino.   No seu interior  uma das primeiras esculturas de Miguel Ângelo, no seu exterior, uma bela praça  com um elefante  de Berbini. Entramos na Iglesia del Gesù, igreja-mãe dos Jesuitas, com uma fachada genuinamente barroca.
 
Vimos muitas obras de Caravaggio espalhadas por muitas outras igrejas; S.Luis dos Franceses, Sto.  Agostinho,  Santa Maria del Popolo.  Em  Santa Maria Maggiori   e Santa Maria in Trastevere admiramos os mosaicos plenos de esplendor bizantino, em S.Clemente, uma lição concisa de História Romana, e em San Giovanni in Laterano, soubemos ter sido  fundada por Constantino no séc. IV, ter sido a principal residência Papal e o local da coroação dos Papas  até ao século XIX.  Quase em frente, poderá o fiel devotamente subir de joelhos os degraus da Escada Santa, 28 degraus levados para Roma, pertencentes ao Palácio de Poncio Pilatos, e que Jesus subiu depois da Flagelação. 
Miguel Angelo mostrou-nos o seu   “ex-libris”, a
escultura de Moisés que  está na igreja de  San Pietro in Vincoli.
Também não perdemos a grande obra do escultor Bernini  na capela Cornaro
da Igreja de Santa Maria della Vittória -   o êxtase místico de Santa Teresa d´Ávila  ferida por uma seta de amor divino disparada por um anjo (que não nos deixa de lembrar Cupido).

Também nos passeámos pelas  muitas Praças de Roma: A Piazza  Navona  com as suas Fontes, a sua animação, os muitos vendedores/expositores de  quadros, as suas esplanadas e os seus magníficos gelados e a Praça de Espanha, graciosamente florida e  animada de turismo.  Passeámo-nos pelas margens do Rio e atravessámos  com prazer  as pontes  da Ilha  Teberina.  Foi refrescante passar por aí.
Num dos dias em Roma passámo-lo quase todo  passeando pelo Coliseu, pelo majestoso  Arco de Constantino de 315 d.C. , porta de entrada para o Forum Romano,uma vasta área arqueológica, centro da vida política, cultural, religiosa e jurídica  e económica da Antiga Roma.
Atravessámos a Praça Veneza, cenário dos discursos fascistas de Mussolini, dominado pelo Monumento ao rei Vítor Emanuel II (chamado o altar da Pátria) e  subimos a escadaria  que nos conduz aos Museus Capitolinos no muito antigo Monte  do Capitólio, encimado  por uma  estátua equestre de Marco Aurélio.
E claro que não poderíamos perder uma  entrada no Museu do Vaticano e na Basílica de S.Pedro, lugares emblemáticos a quem visita Roma. Que dizer? Não há palavras! 
A belíssima  Pietá de Miguel Angelo , o Baldaquino de Bernini e muitas outras esculturas na Basílica, para além do fervoroso  abraço que nos dá a magnífica praça de S.Pedro,  obra  igualmente de Bernini.
O Museu do Vaticano, todos sabemos,   alberga grandes obras. Corredores de arte, salas de arte, paredes de arte, e ali ficamos  com a cabeça pendurada sem saber onde olhar tal é a dimensão  do que nos é oferecido. Pessoalmente prefiro as salas de Rafael e , claro …   a monumental  Capela Sistina  com os frescos no tecto de Miguel Angelo  e o  seu tremendo Juízo Final,  onde  já são notados muitos  alvores do Maneirismo.
Os sete dias de viagem  alcançaram o fim  e chegou o dia do regresso, muito bem aproveitado ainda porque
até chegarmos ao aeroporto, passamos pelas Catacumbas DOMITILA, cemitério subterrâneo e  local de culto  dos primeiros critãos e ainda, pela  Basílica de São Paulo Fora de Muros,  a segunda maior basílica católica de Roma,  uma reconstrução do século XVIII da antiga basílica paleocristã do tempo de Constantino e local de pregrinação ao longo dos séculos.  Aí, figuram os retratos de todos os papas de Roma.

Acabamos a viagam, claro que um pouco cansados, mas com a certeza  que muito foi visto,  em glória da Arte  e da  História de Itália.

Dilia Figueiredo
(Notas de Viagem)

terça-feira, 5 de julho de 2011

PASSEIOS MENSAIS - PELO PAÍS

Os momentos de lazer, preenchidos com os passeios que demos pelo nosso Portugal ao longo do ano académico 2010-2011, bem representados neste nosso vídeo





Ultimo passeio 29 Maio 2011 : Tomar, Dornes e Vila de Rei (Centro Geodésico de Portugal).


Centro Geodésico de Portugal (Vila de Rei)



Dornes




Tomar - Judiaria

FOTOS DE PASSEIOS ANTERIORES
Passagem de Barco para o Castelo de Almourol
CASTELO DE ALMOUROL

Museu dos Caminhos de Ferro - ENTRONCAMENTO

VIANA DO CASTELO (Interior do Castelo)


MIMOSAS EM FLOR - A caminho de PENACOVA


SALINAS DE RIO MAIOR 


CROMELEQUE DOS ALMENDRES


MUSEU DO NEO-REALISMO   -  VILA FRANCA DE XIRA
MUSEU DO NEO-REALISMO   -  VILA FRANCA DE XIRA

MUSEU DO NEO-REALISMO   -  VILA FRANCA DE XIRA

RUINAS  S.CUCUFATE  (Alentejo)
PARQUE  de BUDDHA EDEN (Bombarral)

PASSEIOS AOS DOMINGOS (DE MANHÃ)

Desde já há alguns anos que a ACADEMIA CULTURAL SAUDAÇÃO, por norma, uma vez por mês, aos domingos de manhã, sai em visita de Lisboa e seus Arredores, ao encontro do entretenimento, do convívio e da cultura.

O vídeo que apresentamos é o resultado de algumas destas nossas actividades, ao longo do ano académico 2010/2011.




E estas, são algumas das nossas ultimas fotografias:
Prova dos vinhos na Praça de Comercio

 

Visita a GNR em Lisboa (Quartel do Carmo)



GNR em Lisboa (Quartel do Carmo)

FOTOGRAFIAS EM PASSEIOS  ANTERIORES
Museu da Electricidade


Museu da Igreja de S.Vicente de Fora

Museu do Azulejo  (Convento S.Madre de Deus)
Imagens do Museu da Igreja de  S.Roque
Imagens do Peddy Paper - no Parque dos Poetas-Oeiras  

Museu Militar

Museu do Fado
Museu  Etnologia (1)



Museu  Etnologia (2)


Exposição Joana Vasconcelos- CCB



Amigos


 
A Academia Cultural Saudação  é um espaço cultural, que,  embora   direccionado à população sénior,   está aberta  a todas  as  idades.

Pertencemos a uma cooperativa cultural sem fins lucrativos  já com 25 anos de existência (Cooperativa Cultural Saudação,  Amigos do Esperanto e da Natureza, CRL).

A Academia (Universidade Sénior) foi projectada e aberta há cerca de 16 anos por um grupo de voluntários(as).

Hoje,  somos  os continuadores desse grande e humanitário projecto, ou seja, um grupo de amigos,  igualmente voluntários, que  dedica  a grande parte do seu tempo  à divulgação  do  ensino e da cultura, dentro de uma atmosfera de  convívio e grande amizade.