A CASA AMARELA - Contos de Amor e Fantasia

A COOPERATIVA CULTURAL SAUDAÇÃO,  fez o lançamento do livro A CASA AMARELA -Contos de Amor e Fantasia- em Penacova, no passado dia 12 de Outubro 2014. A autora dos contos é Dília Figueiredo, presidente da Cooperativa Cultural.

Conforme  o nosso cooperante Eduardo Ferreira escreveu num artigo publicado sobre Penacova

Trata-se de um livro de contos fantasiosos que nos fala da Casa Amarela e da sua envolvência em Penacova e no concelho, tendo as serras, os moinhos, O Mosteiro do Lorvão e o Mondego como pano de fundo.

Estiveram presentes,  em representação da do Município, a Vereadora da Cultura, Dra. Fernanda Veiga e o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Humberto Oliveira.  A Apresentação esteve a cargo dos Cooperantes Dr. Eduardo  Ferreira e Dra. Arlete do Amaral.
Contamos igualmente com amigos, que se deslocaram de Lisboa a Penacova para assistirem ao lançamento deste livro.
Em Lisboa, na Sede da Cooperativa, o lançamento foi feito  dias depois.

Em Julho de 2015, Maria Clara Costa, publicava na FUGAS,  do Jornal Publico, o seguinte artigo, relacionado com o Livro e com a Vila de Penacova.


Penacova e a sua Casa Amarela
Aquela casa imponente, a Casa Amarela, no cimo duma colina a acenar as boas-vindas aos visitantes de Penacova.
Reli o livro 'A Casa Amarela', apoiado e patrocinado, entre outras entidades, pelo Município e Junta de Freguesia de Penacova, que me fascinou. Em primeiro lugar, por me ter transportado a tempos remotos, ora através do mundo real, ora através do imaginário.
Em segundo lugar, porque accionou a minha memória fotográfica e voltei a ver aquela casa imponente, a Casa Amarela, no cimo duma colina a acenar as boas-vindas aos visitantes de Penacova.
A Primavera tinha chegado havia pouco tempo e a vila já estava envolvida por um manto amarelo, um amarelo luminoso a espreitar por entre o fresco verde que nos acompanha quase desde Coimbra até à vila. São as acácias em flor que, tal como a Casa Amarela, nos recebem de “braços abertos”, nos iluminam as curvas do caminho e nos mostram uma região montanhosa debruçada sobre o rio Mondego que vemos seguir em direcção a Coimbra, transportando até ao mar quantas lendas, quantas lembranças e até as nossas fantasias. Citação do livro: “O Amor e a Fantasia alimentam a vida. Sem estes, o homem entristece, empobrece e morre só, tal como assim viveu. Dília”
Outra das minhas lembranças foi, depois de subir e descer ruas impecavelmente limpas e floridas, depois de apreciar a arquitectura de casas senhoriais, e não só, observar do miradouro, ao fim da tarde, o arco-íris a tocar duas montanhas, confirmando-nos que a natureza, em todo o seu esplendor, está presente neste local.
Penacova está tão perto de tudo e de todos que o vento traz até nós, em melodia campestre, a abafada voz das mimosas: “Não esqueçam, nós somos os olhos da Primavera, estamos prestes a eclodir e a misturar as nossas cores de oiro e mel no verde da natureza!”
É com bastante satisfação que informamos que o lançamento de A CASA AMARELA, foi um  êxito, para a Cooperativa, para a Autora e para o Concelho de Penacova.

Dilia Figueiredo


................................................................................

Em Junho de 2015, na festa que todos os anos dedicamos aos Professores em Penacova, a amiga Carla ofereceu-nos um magnífico bolo, decorado com muita Arte e Amor.  A capa do Livro A CASA AMARELA -  Contos de Amor e Fantasia. 
Obrigada amiga. Foi uma oferta muito especial.


1 comentário: