FESTA DOS PROFESSORES - EM PENACOVA

HOMENAGEM AOS PROFESSORES - 2016

Já é o 6º ano  consecutivo em que a ACADEMIA CULTURAL SAUDAÇÃO comemora o acabar do Ano Académico na Casa de Férias da Saudação em Penacova. E tem sido sempre uma festa, um alegre convívio em que participam os membros da Direção, Alunos, Professores e respetivos cônjuges, e alguns amigos. Mais uma vez dedicámos esta festa, este grande PIC-NIC, aos nossos PROFESSORES, pois é um momento representativo e único ao longo do ano, em que saudamos e agradecemos toda a dedicação, todo o saber e cultura que nos têm transmitido, com todo o empenho, amizade e competência.


A Festa vai começar 
(chegada das primeiras pessoas à Casa de Penacova)
 
 
E segue-se o almoço Pic-Nic.
Como faz muito calor as pessoas espalham-se pelos vários cantos do jardim.
 
 
 
 
 
 
A Professora de Trabalhos Manuais, D. Rosa Saraiva trouxe muitos dos seus trabalhos para exposição e venda, revertendo fundos para a Academia. 
 Pelas 16,30 horas passou pela nossa porta uma Procissão dedicada a Sto. António
E já para o fim da tarde... a entrega de umas prendinhas simbólicas para os nossos professores e amigos que sempre nos ajudam

Começámos pela Direção (São, Painço,Clara, Ana, Arlete, e no coração a  Esmeralda (que não pode estar connosco) 
E depois os restantes professores 

O nosso amigo Engº Borges proferiu umas palavrinhas de homenagem ao nosso querido amigo e professor Porfírio Ramos que infelizmente já nos deixou... resta a grande amizade e muita saudade.   





E foi a vez da Professora Dília - Presidente da Cooperativa Saudação - ser homenageada pela direcção.

Mas a festa estava longe de acabar. A nossa Professora Arlete Amaral fazia anos... E DIA DE ANOS É DIA DE PARABÉNS, com muitos "VIVAS" e champanhe.
E o Bolo de aniversário da Academia Saudação, foi também o bolo de aniversário da nossa amiga, cooperadora e Professora na Academia.



7 horas da tarde e há que regressar a Lisboa. O autocarro espera-nos no largo da Câmara de Penacova. 


A Festa da Academia neste ano de 2016, feita em honra dos nossos professores, chegou ao fim. Todos nós vamos de férias, alguns até à Escandinávia (ver relato na página principal do Blog).
Desejamos a todos excelentes dias de Férias e cá nos encontraremos, nos inícios de Outubro para mais um ANO ACADÉMICO

               ................................................................................................................................

HOMENAGEM AOS PROFESSORES - 2015

2 de Junho de 2015 é dia de Festa para a Academia Cultural Saudação. Com um Mega Pic-Nic nos jardins da Casa de Penacova, vamos homenagear os Professores que voluntáriamente estiveram connosco a trabalhar, dedicando-nos com grande empenho, ao longo do ano, todo o seu conhecimento e amizade.


E começamos a relatar os pormenores: O ENFEITAR DO RECINTO DO PIC-NIC, a cargo da Betuxa, da Fátima e da Xira (que nos vieram ajudar, após umas boas braçadas no rio Fluvial em Penacova)






E este?
Onde é que se coloca?


Elas têm mesmo jeito para isto...
Rapaziada nova!












E no dia seguinte.... chegam os primeiros convivas!
E a Carla trouxe-nos uma grande surpresa
Um Bolo (feito por ela) com a imagem do livro "A CASA AMARELA"
E as Paparocas... e depois das Paparocas...
O Professor de Desenho, Arq. Vasco de Melo, trouxe para exposição um quadro com desenhos dos seus alunos - RELÓGIOS - que vai ficar na Sala de Aulas. Este trabalho vai ser igualmente divulgado no próximo livro da Academia.
O Prof. Manuel Xarepe ofereceu um desenho dos seus relógios à Cooperativa.
Está colocado na parede da Sala


A Professora de Trabalhos Manuais, D. Rosa Saraiva, trouxe também muitos dos seus trabalhos para exposição e venda, revertendo fundos para a Academia. 
 E veio o momento dos "Discursos"  e das "Presentes simbólicos", mas dados com muito carinho. "
Alice







 Alguns presentes tinham sido dados em   Lisboa, para aqueles que não puderam   estar em Penacova

Esmeralda




Uma pequena garrafa de vinho mas com um rótulo muito especial...


António Soeiro, o nosso contabilista 









E... em Penacova, a festa prossegue:
E depois dos Professores, vieram os amigos que, de uma forma ou outra nos têm ajudado





Sr. Vitor Teixeira 
que nos cuida da Casa









Sr. Martinho que conduz o autocarro quando fazemos viagens pelo país






E foi a vez de Dília (Presidente da Cooperativa) receber uma prenda da  Direção

















E terminou-se com Bolinho da Casa Amarela e Bolinho dos Parabéns à Academia, Muito Vinho do Porto, e muitos VIVAS!!!
Encerámos o ano escolar e desejamos a todos 
umas óptimas férias de Verão
................................................................................................................................

HOMENAGEM AOS PROFESSORES - 2014

Dia 22 de Junho – Mega  PIC-NIC nos jardins da Casa de Férias da Saudação em Penacova

É já o 4º ano consecutivo em que a ACADEMIA CULTURAL SAUDAÇÃO comemora o acabar do Ano Académico na Casa de Férias da Saudação em Penacova. E tem sido sempre uma festa, um alegre convívio em que participam os membros da Direcção, Alunos, Professores e respectivos cônjuges, e alguns amigos.

E mais uma vez dedicámos esta festa, este grande PIC-NIC, aos nossos PROFESSORES, pois é um momento representativo e único ao longo do ano, em que saudamos e agradecemos toda a dedicação, todo o saber e cultura que nos têm transmitido, com todo o empenho, amizade e competência.


Tal como a Direcção da Academia, este grupo de professores, são voluntários que, graciosamente, prescindem dos seus tempos livres em favor de um colectivo e da cultura em geral.

Um grande obrigado  aos presentes e aos que, por diversas razões, não puderam estar connosco neste dia.
Será bom lembrar estes bons momentos. Este sol com que se iniciou o dia, o cinzento do céu enquanto se almoçava, e até mesmo  as grossas bátegas de chuva que desabaram já por altura da sobremesa.
Encharcaram-se os chapéus-de-sol, desbotaram-se os balões e os festins coloridos, perdeu-se o arroz doce que nadou em água,  o vinho tinto das garrafas não rolhadas transformou-se em vinho branco mas… a casa encheu-se com mais de 60 pessoas que deram continuidade ao convívio, rindo, jogando e até mesmo cantando, acompanhando a professora Mariza na sua viola. Acabou por seu mesmo divertido!
Um abraço a todos e Boas Férias, pois voltamos a 7 de Outubro próximo
................................................................................................................................

HOMENAGEM AOS PROFESSORES - 2013


O acabar de um Ano Académico é sempre uma data festiva na "Academia Cultural Saudação".

Saudamos a Academia, as aulas, os alunos, e essencialmente os professores, aquelas pessoas que estiveram  a leccionar ao longo do ano,  com todo o empenho, competência, e dedicação.
São um grupo de voluntários que graciosamente põem ao serviço de um colectivo os seus tempos livres, o seu saber e cultura e, para além do mais,  toda uma grande amizade.
  
A  todos eles, Professores, presentes neste evento ou não, dedicámos a nossa festa: um grande pic-nic realizado na "Casa de Férias da Saudação em Penacova"  no  dia 23 de Junho 2013.


Fotos da distribuição de uma lembrança simbólica aos professores













                         

                                                   








Foi com grande alegria
 que assim o festejámos, pelo terceiro ano consecutivo,  num alegre convívio em que participaram os membros da Direcção, alunos, professores e respectivos cônjuges e alguns amigos cooperantes. Uma vez mais nos satisfez ver como os jardins da casa se encheram de balões e festins coloridos, mesas, cadeiras, chapéus de sol, muita alegria e participação.

Este convívio, preparado uns dias antes pela Direcção, foi  uma homenagem simbólica a todos aqueles que connosco estiveram durante o ano, mas, igualmente, foi  um adeus e até já,  pois após umas bem merecidas férias, vamos voltar às aulas no próximo dia 7 de Outubro.
                                                   Preparativos para a festa




   Um abraço a todos e Boas Férias
A Direcção da "Academia Cultural Saudação

1 comentário:

  1. Está espectacular a nossa viagem e representa muito trabalho em tempo de férias. Parabéns Dília por fixares no blog o nosso passeio, que assim ficará registado e bem documentado para a posteridade da nossa Academia.

    ResponderEliminar